Doutorado → Compreendendo Álgebra ↓
Teoria dos Campos
A teoria dos campos é um ramo da álgebra abstrata que investiga as propriedades e estruturas dos campos. Campos são estruturas algébricas caracterizadas por duas operações: adição e multiplicação. A importância da teoria dos campos na matemática não pode ser subestimada, pois os campos são os blocos fundamentais para uma variedade de estruturas matemáticas e problemas. Compreender a teoria dos campos exige familiaridade com alguns conceitos algébricos fundamentais. Esta discussão irá introduzi-lo aos fundamentos da teoria dos campos, levando gradualmente a áreas de estudo mais complexas, tudo em termos simples.
Definições e propriedades básicas
No cerne da teoria dos campos, começamos entendendo o que é um campo. Um campo é um conjunto F equipado com duas operações: adição (+) e multiplicação (*). Essas operações devem satisfazer vários axiomas para fazer do conjunto um campo:
- Fechamento: para todo
a, bemF, tantoa + bquantoa * bestão emF - Associatividade: para todo
a, b, cemF,(a + b) + c = a + (b + c)e(a * b) * c = a * (b * c). - Comutatividade: Para todo
a, bemF,a + b = b + aea * b = b * a. - Lei distributiva: para todo
a, b, cemF,a * (b + c) = a * b + a * c. - Elemento identidade: Existe uma identidade aditiva
0e uma identidade multiplicativa1 ≠ 0tal que para qualqueraemF,a + 0 = aea * 1 = a. - Elementos inversos: Para todo
aemF, existe um inverso aditivo-ae sea ≠ 0, então existe um inverso multiplicativoa-1tal quea + (-a) = 0ea * a-1 = 1.
Alguns exemplos comuns de campos incluem o conjunto R de números reais, o conjunto Q de números racionais e o conjunto C de números complexos. Esses conjuntos numéricos satisfazem todos os axiomas de campo.
Exemplos de campos
Vamos considerar alguns sistemas numéricos bem conhecidos que são campos:
Números racionais (Q)
Q = { a/b | a, b ∈ Z, b ≠ 0 }
Números racionais formam um campo sob a adição e multiplicação usuais de frações. Por exemplo, você pode facilmente verificar que:
- Conclusão: Se
a/bec/dsão números racionais, então sua soma e produto também são números racionais:(a/b + c/d) = (ad + bc) / bd(a/b * c/d) = (ac) / (bd) - Identidade: A identidade aditiva é
0 = 0/1, e a identidade multiplicativa é1 = 1/1. - Inverso: O inverso aditivo de
a/bé-a/b, e o inverso multiplicativo éb/asea ≠ 0.
Números reais (R)
O conjunto dos números reais também é um campo. Um exemplo simples disso pode ser considerar a linha numérica que se estende até o infinito em ambas as direções:
Cada ponto corresponde a um número real. As mesmas propriedades de campo que Q se aplicam.
Campos finitos
Nem todos os campos são infinitos. Um campo finito é um campo que tem um número finito de elementos. Campos finitos são importantes em áreas como teoria de codificação e criptografia. Os exemplos mais simples de campos finitos são campos de Galois, denotados por GF(p), onde p é um número primo, e eles têm exatamente p elementos. Os elementos de GF(p) são geralmente os inteiros 0, 1, ..., p-1. A adição e multiplicação são realizadas módulo p.
Considere GF(3). Aqui os elementos são {0, 1, 2} Vamos verificar algumas propriedades de campo:
- Exemplo de adição (módulo 3):
1 + 2 ≡ 0 (mod 3) - Exemplo de multiplicação (módulo 3):
2 * 2 ≡ 1 (mod 3) - Inverso: O inverso aditivo de
2é1porque2 + 1 ≡ 0 (mod 3)O inverso multiplicativo de2é ele mesmo, porque2 * 2 ≡ 1 (mod 3).
Extensões de campo
Um dos conceitos fundamentais na teoria dos campos é a extensão de campo. Extensão de campo é um campo maior que contém um campo menor. Extensão de campo nos permite entender como novos elementos podem ser sistematicamente adicionados a um campo dado.
Definição
Seja K um campo, e L um campo tal que K é um subconjunto de L Então, L é chamado de extensão de campo de K, denotado por L/K.
Um exemplo concreto é o campo dos números complexos C como uma extensão dos números reais R Os números complexos são da forma a + bi onde a, b ∈ R, e i é a unidade imaginária, satisfazendo i2 = -1.
Extensão algébrica
Um elemento α em uma extensão de campo L de K é chamado algébrico sobre K se existe um polinômio não nulo f(x) ∈ K[x] tal que f(α) = 0 Se cada elemento em L é algébrico sobre K, então L é uma extensão algébrica de K
Considere Q(√2) ser o menor campo que contém Q e √2. Aqui, √2 é algébrico sobre Q uma vez que é raiz do polinômio x2 - 2 = 0 sobre Q
Extensões simples
Uma extensão de campo L/K é chamada simples se existe um elemento α ∈ L tal que L = K(α) Em termos mais simples isso significa que você pode gerar L como o menor campo contendo K e o elemento α.
No exemplo anterior Q(√2), isso pode ser visto como uma extensão simples de Q com α = √2, fazendo Q(√2) = Q(α).
Teoria de Galois
À medida que avançamos no estudo da teoria dos campos chegamos a teoria de Galois. Esta é uma ferramenta poderosa que fornece uma conexão entre extensões de campo e teoria dos grupos.
Grupo de Galois
Dada uma extensão de campo L/K, o grupo de Galois da extensão, denotado Gal(L/K), é o grupo de todos os automorfismos de campo de L que fixam K Um automorfismo é um homomorfismo bijetivo de um campo para ele mesmo.
Por exemplo, na extensão C/R, a conjugação de números complexos dada pelo mapa z → overline{z} é um automorfismo que fixa R Portanto, o grupo de Galois desta extensão é de ordem 2, com os elementos sendo a identidade e a conjugação complexa.
Visualização da teoria de Galois
Um teorema fundamental na teoria de Galois afirma que existe uma correspondência um-para-um entre os subgrupos de um grupo de Galois e os campos intermediários entre K e L Isso geralmente é visualizado com uma escada:
Neste diagrama, L é o campo de extensão inteiro, K é o campo base, e M, N, P são campos intermediários correspondendo a subgrupos do grupo de Galois.
Conclusão
A teoria dos campos é um tópico vasto, abrangendo muitas áreas da matemática. Os exemplos e conceitos abordados devem fornecer uma compreensão fundamental dos campos, extensões de campo e a interação entre campos e grupos na teoria de Galois. Estar armado com esses conceitos coloca você em uma posição forte para se aprofundar em tópicos avançados em álgebra, teoria dos números e além. Esta área da matemática não é apenas interessante abstratamente, mas também incrivelmente aplicada, desde a solução de equações polinomiais até a segurança de comunicações digitais.